Esù e o Sincretismo religioso

01/01/2011 20:11

 

                Desde os tempos da escravidão em nosso país o povo brasileiro  mantém um estigma  de relatividade entre os santos cristãos e orisás. Devido a perseguição  da Igreja  Cristã, os escravos se viram na obrigação de esconder  seus  orisà colocando à frente  de  seus assentamentos imagens  católicas, fazendo com que seus filhos, netos e descendentes futuros cressem no sincretismo.

 

 

                Saibam que dizer que tal santo cristão é um certo orisá é totalmente errado, pois  além de haver muita diferença entre eles, estiveram  em épocas e terras distantes uma da outra. Ex: enquanto São Sebastião era Romano, Osossi era Nigeriano da cidade de Ketù.

 

 

                O que na época  serviu para que se mantivesse  uma cultura , hoje faz parte de estudos e discussões devido as confusões existentes .

 

 

                É preciso que  façamos um trabalho de recuperação da origem da cultura de orisà. A continuar com o sincretismo, veremos constantemente a degradação principalmente do Orisà Esù, já que muitos o associam aos espíritos de pessoas desencarnadas (okùs), espiritos estes estigmatizados como praticantes constantes de maldade.