Mitos

01/01/2011 20:24

 

         ESÚ - Òrìsà Princípio de Movimento e Interligação. Certa vez, dois amigos de infância, que jamais descutiam, esqueceram-se de fazer as oferendas devidas para Esù.

 

    

          Foram para o campo trabalhar, cada um na sua roça. As terras eram vizinhas, separadas apenas por um estreito canteiro.

 

 

 

 

 

 

          Esù, zangado pela negligência dos dois amigos, decidiu preparar-lhes um golpe à sua maneira: Ele colocou sobre a cabeça um boné pontudo que era branco do lado direito e vermelho do lado esquerdo. Depois, seguiu o canteiro, chegando à altura dos dois trabalhadores amigos e, muito educadamente, cumprimentou-os: "Bom trabalho, meus amigos !" Estes, gentilmente, responderam-lhe: "Bom passeio, nobre estrangeiro!"

 

 

 

 

 

 

           Assim que Esù afastou-se, o homem que trabalhava no campo da direita, falou para o seu companheiro: "Quem pode ser este personagem de boné branco?" "Seu chapeu era vermelho", respondeu o homem do campo a esquerda. "Não, ele era branco, de um branco de alabastro, o mais belo branco que existe!" 'Ele era vermelho, de um vermelho escarlate, de fulgor insustentável!" "Ele era branco, tratar-me de mentiroso?" "Ele era vermelho, ou pensas que sou cego? "Cada um dos amigos tinha razão e ambos estavam furioso da desconfiança do outro. Irritados, eles agarraram-se e começaram a se bater até se matarem a golpes de enxada.

 

 

 

 

 

            Esù estava vingado! Isto não teria acontecido se as oferendas de Esù não tivessem sido negligenciadas. Pois Esù pode ser o mais benevolente dos Òrìsà se é tratado com consideração e generosidade.

 

 

 

 

 

(Fonte de Pesquisa: Reginaldo Prandi)