Tire suas dúvidas

Orisa cobra? Orisa castiga?

Embora sejam consideradas perguntas primárias para os que conhecem Orisa e toda a sua origem, ainda se vê muitas pessoas afirmarem que as dificuldades pelas quais passa são em virtude de cobrança de Orisa.

 

Isso não passa de lenda. Lenda incutida por pseudo-sacerdotes, pelos mais diversos motivos, passando desde o lado financeiro até mesmo para responsabilizar o Elegun por falhas cometidas por seu próprio superior...

 

O que muitas vezes ocorre, é a manipulação equivocada de energia por pessoas despreparadas para tanto, causando um verdadeiro desequilibrio energético na vida da pessoa, impedindo que a conquista e a prosperidade seja alcançada.

 

Orisa não precisa castigar o ser humano para que seja cultuado da maneira adequada. Agindo de modo que não condiz com a realidade, o Elegun simplesmente deixa de contar com a energia emanada do Orisa. Deixa de contar com a sua proteção. Deixa de contar com o seu auxílio. E daí, as consequências desastrosas começam a surgir...

 

Por isso, cabe a cada um que adentra na cultura de Orisa, a conscientização de sua responsabilidade, de suas proibições, e, principalmente, a consciência de seu compromisso com a energia evocada no momento de necessidade. 

 

                                                                                                                    Iyewatobí Eniolá 

O que são Ewòs?

Ewòs são as proibições inerentes a cada uma das pessoas. As proibições não são iguais para todas as pessoas.

Os ewòs podem ser temporários ou eternos.

Eles se referem a alimentação, vestimentas, prática de determinados atos, etc...

A prática das proibições, principalmente quando a pessoa já tem o prévio conhecimento sobre elas, acarreta, além de mal estar físico e mental, atraso ou mesmo impossibilidade de alcance dos propósitos definidos.

 

                                                                                                                    Iyewatobi Eniola

Por que os filhos de Osun choram demasiadamente?

 Equívoco cometido com grande frequência pelos praticantes de candomblé brasileiro, é correlacionar traços de personalidade própria ao Orisa.

 

E este equivoco acontece principalmente pela falta de conhecimento dos zeladores de Orisa (modalidade brasileira) que não possuem conhecimento a respeito de Odu e,muito menos, capacitação adequada para identificá-los e tratá-los da forma adequada.

 

A personalidade de cada pessoa é influenciada pelo seu Odu de nascimento e não pelo Orisa. E geralmente o Odu que traz a ancestralidade de Osun é um Odu que imprime grande sentimentalismo as pessoas. Daí a emoção aflorada... E da mesma forma acontece com todas as demais pessoas.

 

Por isso não ser difícil encontrar pessoas de mesmo Orisa com personalidades tão diferentes!

 

                                                                                                                                Iyewatobi Eniola.

Ayrá é qualidade de Sango?

 Muitas casas tradiconais de candomblé brasileiro afirmam que Ayrá é uma qualidade de Sango, que veste branco, não se alimenta com comidas preparadas com dendê e que deve ficar junto com Osalá.

 

Tais afirmações não passam de mitos.

 

Sango em sua trajetória recebeu inúmeros títulos e portanto, não possui qualidades. Sangò é unico.

 

Ayrá, partindo da premissa de que viveu, tornou-se obviamente um ancestral. Mas não foi elevado à categoria de ancestral divinizado. Possuía seguidores, formados principlamente por membros de seu clã. Todavia, em sua terra natal, Ayrá não é cultuado como Orisa. 

 

                                                                                                                                            Por

                                                                                                                                                        Iyewatobi Eniolá