Destino: iniciando o esclarecimento.

 

            A maioria das pessoas constantemente busca uma religião com a qual se identifique, visando encontrar forças para suportar as dificuldades do dia a dia. E a maior parte das religiões determina que seus seguidores devem se conformar com suas dificuldades diárias, sob a promessa de uma recompensa futura, no pós-morte.

 

                Esse é o principal ponto que difere a cultura de Orisà, sob o aspecto religioso, das demais religiões conhecidas pela maioria da população. Para nós, cultuadores de Orisà e seguidores dos ensinamentos de Orùnmilá, o caminho próspero é direito de cada ser humano, seja sob o aspecto profissional, sentimental, financeiro e/ ou familiar.

 

                Acreditamos que todos nascem com um destino pré-determinado e próspero. E se essa prosperidade não está presente, é porque em algum ponto de sua vida você acabou por se afastar de seu destino.

 

                Isso não quer dizer que dificuldades não existem ou deixarão de existir. Significa apenas que elas existem tão somente para serem superadas, não devendo, sob qualquer hipótese, se tornarem barreira definitiva ao progresso de cada ser humano.

 

                A proposta do Centro Cultural Orùnmilá Brasil é justamente esta: ajudar, auxiliar pessoas que se distanciaram de seu destino a encontrar o caminho de retorno, recuperando o direito nato à prosperidade e conquista.

 

                O principal instrumento utilizado nesta busca é denominado Ifá. Proveniente de uma cultura Yorùbà (Nigeriana), é utilizado desde o início dos tempos, desde a criação do Mundo.

 

                Através de Ifá, é possível desvendar o destino de cada um e, ainda, encontrar as soluções para as mais diversas situações. É importante esclarecer que somente têm condições de consultar Ifá pessoas escolhidas por Orùnmilá e devidamente capacitadas para tanto, já que é necessário grande censo de responsabilidade para com o próximo (característica esta que não é encontrada hoje facilmente). Essas pessoas são denominadas Babáláwòs (Conhecedor dos Segredos).

 

                Nossa comunidade conta com as orientações de Ifá através de nosso sacerdote supremo Babáláwò Ifádolá Orìlempe Shobowale Shonubií.

  

                Não nos assemelhamos a qualquer outra religião que equivocada e indevidamente utiliza nomenclaturas próprias da cultura Yorùbà. Não visamos, sob qualquer aspecto, a maldade ou a destruição de outras pessoas. Utilizamos nossa energia para o desenvolvimento de nossa comunidade e de cada um de nossos seguidores individualmente.

 

                Estamos focados no progresso e desenvolvimento humano, para que a nossa comunidade se fortaleça como um todo. Buscamos a conscientização de que conquistas e realizações não podem ser alcançadas através da exaltação de energias negativas. O bem não pode ser obtido através do mal!

 

                É de conhecimento público que tudo o que existe é proveniente da reunião de energias. Conhecendo o destino (através de consulta a Ifá por Babáláwò) é possível manipular adequadamente as energias necessárias para conquistas e obtenção de prosperidade.

 

                Daí ser necessária a capacidade incontestável dos sacerdotes de Ifá (Babáláwòs), já que a movimentação de energias por pessoas desqualificadas para tanto pode gerar conseqüências desastrosas (como se ocorresse um curto-circuito em nossa vida, em nosso destino – somente para exemplificar).

 

                Nas próximas edições esclareceremos a todos sobre as energias que por nós são movimentadas no Centro Cultural Orùnmilá Brasil, a saber: anjo guardião, caminho, fartura, cura, amor, fertilidade, inteligência, saúde, futuro, continuidade e riqueza.

 

                Por fim, salientamos que, somente com a permissão de Deus (Eledùnmarè) essas energias podem ser movimentadas adequadamente. E somente através do bom caráter podemos alcançar Eledùnmarè.

 

                Iwá Nikàn L´ó Sòroo! (Caráter é tudo do que se precisa!).

 

 

Centro Cultural Orùnmilá Brasil

por     Iyewátobí Eniolá.

Contato:

E-mail: egbe.ase.elempe@hotmail.com

Cel: (67) 8135-5803